:: MATÉRIAS MAIS LIDAS ::

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ISENÇÃO INSCRIÇÃO VESTIBULAR USP 2013

ISENÇÃO INSCRIÇÃO VESTIBULAR USP 2013
A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

A Universidade de São Paulo oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. São todos gratuitos e duram de quatro a seis anos. A seleção é feita por meio de provas, organizadas anualmente pela Fuvest (Fundação para o Vestibular).
O ingresso nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo é feito por meio de vestibular. As provas de seleção são aplicadas anualmente e o concurso é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

Transferência externa
A Fuvest também é responsável pelas provas de transferências externas. A USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de maio.
Para mais informações sobre o vestibular e as provas de transferências externas, consulte o site da Fuvest.

Inclusp
Alunos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas podem participar do Inclusp – Programa de Inclusão Social da USP. O Inclusp reúne uma série de iniciativas para ampliar as chances de ingresso dos estudantes de escola pública na Universidade e propiciar a permanência dos aprovados no vestibular que tenham desvantagens socioeconômicas.
Para mais informações sobre o Inclusp, consulte o site da Pró-Reitoria de Graduação.

Pasusp
Alunos do Inclusp e outros estudantes de escolas públicas podem participar do Pasusp. O programa é voltado para alunos ainda matriculados no Ensino Médio público e que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Tem por objetivo estimular esses estudantes a considerarem a USP como uma meta alcançável e integrá-los no processo do vestibular. Para isso, converte o desempenho dos alunos na prova da Fuvest em bônus que aumentam a chance de ingresso.
Para mais informações sobre o Pasusp, consulte o site da Pró-Reitoria de Graduação.


Isenção/Redução de Taxa de Inscrição
Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2013

O Presidente do Conselho Curador da FUVEST, de acordo com as normas estatutárias, e com fundamento no artigo 3º do Estatuto da FUVEST, autoriza a concessão de isenção total e, também, redução do valor da taxa de inscrição do vestibular FUVEST 2013, conforme determina a Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007. O processo será conduzido pela Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo (SAS/USP), conforme segue:

Artigo 1º - Os candidatos ao Vestibular FUVEST 2013 poderão solicitar isenção/redução de taxa de inscrição para o exame, desde que comprovem insuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, conforme as disposições e requisitos que se seguem.

O candidato deverá apresentar comprovação relativa à:


I. escolaridade:

a. candidato com ensino médio completo: documento que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública do Brasil;

b. candidato cursando terceiro ano do ensino médio: documento que comprove a conclusão dos dois primeiros anos do ensino médio em escola pública do Brasil e, ainda, que registre estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública do Brasil em 2012 ou

c. candidato cursando segundo ano do ensino médio: documento que comprove a conclusão do primeiro ano do ensino médio em escola pública do Brasil e, ainda, que registre estar matriculado no 2º ano do ensino médio em escola pública do Brasil em 2012.

II. renda familiar, que não deve ultrapassar os padrões estabelecidos pelos critérios socioeconômicos definidos pela SAS/USP, referente ao mês corrente ou de, no máximo, 3 meses anteriores;

III. residência no Brasil.

Artigo 2º - À Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo (SAS/USP) caberá, em concordância com a FUVEST, o estabelecimento dos critérios socioeconômicos, a aplicação e o controle executivo das isenções/reduções solicitadas, conforme disposto no Artigo 1º da presente Deliberação.

Parágrafo Único - As atribuições da SAS/USP, previstas nesse artigo, referem-se especificamente às atividades de avaliação e indicação nominal dos beneficiados.

Artigo 3º - O período para inscrição ao processo será definido pela SAS/USP, em conformidade com a FUVEST.

Artigo 4º - O montante financeiro, bem como os modos de pagamento decorrentes da presente Deliberação, serão propostos e dimensionados pela FUVEST, que por eles responderá.

Artigo 5º - Esta Deliberação entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Regulamento para concessão de isenção total ou parcial de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2013

O Superintendente da Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo, no uso de suas atribuições, comunica as normas para a solicitação de isenção total ou parcial do pagamento de taxa de inscrição para o Vestibular FUVEST 2013.

I. DAS INSCRIÇÕES

1 - Os interessados em participar do programa de isenção total/redução do pagamento de taxa de inscrição para o Vestibular FUVEST 2013, bem como beneficiar-se da Lei Estadual 12.782, de 20/12/2007, devem inscrever-se por meio eletrônico (Internet) no site www.fuvest.br, do dia 11 de junho de 2012 ao dia 03 de agosto de 2012, seguindo as orientações do programa.

2 - A SAS/USP disponibilizará o endereço de e-mail isento2013@usp.br durante o período de 11 de junho de 2012 a 03 de agosto de 2012, para receber e esclarecer dúvidas de candidatos interessados em inscrever-se para o processo de isenção/redução descrito no presente regulamento.




Para conferir todos os detalhes e solicitar sua isenção de inscrição no vestibular USP 2013, acesse:
www.fuvest.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário